Entenda o que é um site responsivo e quais são suas vantagens

 

Por esse motivo, grandes marcas e empresas estão à procura de alguma agência de marketing digital para a otimização de sites e deixá-los responsivos. Para entender um pouco mais sobre esse termo, elaboramos este guia, explicando o que significa esse tipo site e quais são suas vantagens.

O que é um site responsivo?

Um site responsivo é aquele que se adapta ao dispositivo em que o usuário está navegando. As configurações deste tipo de site identificam a largura do celular ou tablet e define como as páginas serão exibidas.

Além disso, um site responsivo ajusta a dimensão de fontes e imagem, permitindo que o usuário as visualize sem nenhum tipo de distorção. Esses fatores, que parecem básicos, fazem total diferença na experiência de quem está acessando as páginas e, por consequência, melhora o desempenho do site perante os motores de busca.

O que ocorre, é que muitas pessoas confundem um site responsivo com um site desenvolvido exclusivamente para as versões mobile. No entanto, esse tipo de design não é favorável apenas para smartphones e tablets, mas também para a versão desktop, já que existem diversos tamanhos de monitores diferentes.

Vantagens de um site responsivo

O tempo de permanência na página é um dos fatores analisados pelo Google para a exibição de resultados na busca orgânica. Sites que oferecem uma experiência mais confortável ao usuário, tendem a ter uma tempo maior de permanência, afinal, ninguém gosta de estar em um site que não é amigável.

Os usuários que navegam em páginas claras, sem imagens distorcidas e com um tempo de carregamento maior, permanecem mais tempo no site, favorecendo a sua autoridade perante o buscador. Porém, essa não é a única vantagens do design responsivo, veja só:

Velocidade no carregamento de páginas

Páginas que são responsivas carregam mais rápido, já que estão configuradas para tal tarefa. Pesquisas afirmam que um conteúdo deve ser exibido por completo em até 2 segundo, caso contrário, o usuário sairá da página.

Se a pessoa que está navegando, clicar no resultado exibido e rapidamente fechar a página, aumenta a taxa de rejeição do site. Este é um dos fatores mais importantes de rankeamento para o Google e, caso esteja muito acima do exigido, será um motivo para a penalização do site.

Mais compartilhamento em redes sociais

As redes sociais são algumas das mídias mais utilizadas para a propagação de conteúdo na internet. Não é à toa que diversos sites possuem botões de compartilhamento para elas, mas, qual usuário irá compartilhar uma página que não é bem acessada pelo seu celular?

Neste sentido, além de melhorar a experiência do usuário, o seu conteúdo tem muito mais chance de ser compartilhado e, assim, ser exibido para um número maior de pessoas. Isso não só aumentará a quantidade de leads, mas também poderá ter resultado positivo na conversão de vendas.

Facilidade no rankeamento

O próprio Google anunciou que desde 2018 começou a priorizar a indexação de páginas em versões mobile. Sendo assim, a chance de levar um período menor para aparecer nos resultados de busca orgânica é muito maior.

Quanto antes o site aparecer para os cliente e melhor for a experiência dele na sua página, mais reconhecimento e lucro terá a marca! Por isso, pequenas e grandes empresas devem começar a seguir o exemplo do que há de novo no mercado, e investir no design responsivo.

Entenda o que é um site responsivo e quais são suas vantagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
× WhatsApp